domingo, 27 de agosto de 2017

SONETOS DE OCTOGENÁRIO

SONETOS DE UM OCTOGENÁRIO   Raymundo de Salles Brasil


SOU UM DOS SEUS APAIXONADOS

Nascer naquela terra, é prazer raro,
Todo o que nasce ali é assim que diz.
Não creio que se possa ser feliz,
Sem que tenha nascido em Santo Amaro.

Tem que ter, pelo menos, algum triz
Do massapé, na hora do preparo,
Vindo do genitor ou da matriz,
Mister se faz essa pitada – é claro.

Da Estrada ao Conde é uma cidade linda,
Por lá passou a história, e passa ainda,
Porque seus filhos são predestinados.

Ali nasci, na Rua do Caquende,
Veja você agora se me entende,
Porque sou um dos seus apaixonados.
17/09/2013

IRRESISTÍVEL ATRAÇÃO                 
                                            
Eu quis pegar na lua, mas não pude,
Em mim nunca faltou essa vontade,
Do tempo que joguei bola de gude,
Passando pela minha mocidade,

Até este, que a gente não se ilude,
Eu sinto que há em mim esta ansiedade.
Será que eu vou chegar ao ataúde,
Sem ao menos tocá-la – de verdade?

Pôr a mão nesse rosto que flutua,
Sentir a face plácida da lua,
Por um instante, de meu sonho em prol?

Não é querer demais, acho que não,
Quereria demais, diz-me a razão,
Se eu desejasse, sim, pegar no sol.

A VONTADE DO REI
                                 A Paulo e Rocío
O sol já se debruça sobre a terra,
É de manhã bem cedo, rompe a aurora,
A beleza que o solo imenso encerra,
Despe-se, e mais bonita fica agora.

De ponta a ponta a luz se espalha e erra,
A rosa ainda em botão, feliz, aflora,
O galo impõe seu canto ao pé da serra,
E em coro a passarada toda adora.

É, num milagre, Deus soprando a vida,
Vai acordando o homem, do seu sono,
E dá-lhe água e sol, dá-lhe guarida,

E, no seu coração, lhe põe um sonho.
Você precisa só render-se ao trono,
E a vontade do Rei fazer – suponho.
22/09/2013


O MAU SE CALA

Eu sempre desejei, apenas, ser feliz,
Nunca impus condições, nunca tive um modelo,
Sentir o amor de alguém, poder correspondê-lo,
Foi assim meu querer, no caminhar que fiz.

O bem material, o possuí-lo, o tê-lo,
Nunca fez parte do meu sonho, de aprendiz,
Nem também fiz a Deus um, semelhante, apelo
Ter paz, ter simplesmente paz – ah! Sempre quis.

No meu saber, no meu agir, no meu falar,
Não tem nada melhor do que ter paz e amar,
Amar e ser amado, então, nem se comenta.

Ademais Deus é bom, de lá do céu derrama
Sua maravilhosa graça, Ele nos ama,
Não deixará a nau menor do que a tormenta.
21/09/2013


MEU VERSO

Se, acabo de escrever um verso, apenas,
Dentro de mim acende uma esperança,
Pois foi de um, que já escrevi centenas,
Motivo porque tenho esta confiança.

A ideia vem, sem estruturas plenas,
É como ave no ninho, ou como criança,
Vão pouco a pouco lhe nascendo as penas,
Só depois de algum tempo ao voo se lança.

Mas meu verso não tem a pretensão
De alçar-se a um voo, mesmo que seja raso,
Quer ver a ideia pronta, porque não?

Ele quer ser assim, como se um vaso,
Carregando no bojo uma emoção,
Meu verso nunca é feito por acaso.


DIGNIDADE

Eu não vejo erro em se querer voar,
Em se querer chegar a um alto nível,
Deus nos deu duas pernas para andar,
E um pensamento incrível.

Mas eu também não acho desprezível,
Querer às evidências me curvar,
Nem tão pouco em momento indescritível
Apenas me calar.

Na hora de querer subir, no entanto,
Devemos ser humildes como um santo,
Não machucar ninguém.

Na hora de curvar tenhamos fé,
Curvemo-nos, mas de cabeça em pé,
Como aos santos convém.
28/09/2013

VEM CAMINHAR COMIGO

Sou um servo de Deus buscando a perfeição,
Chegar à estatura do Varão Perfeito,
A sagrada escritura deu-me esta missão,
Caminhar com Jesus, e caminhar direito.

Eu não vou conseguir, receio, até então,
Meu caminhar tem sido cheio de defeito,
Vivo a pecar, pecar, e pedindo perdão,
E sei que meu Jesus me quer, não desse jeito.

O que devo fazer se forças já não tenho?
Implorar-te de joelho outra vez mais eu venho,
Porque tu és meu socorro e verdadeiro amigo.

Eu quero palmilhar pelo cominho certo,
Tem tu pena de mim, eu te quero bem perto,
Oh! Jesus, por favor, vem caminhar comigo.


BRINQUEDO NOVO

Eu tenho me mudado tantas vezes,
Pensando sempre nos que amo, e só,
Porque sinceramente por mim mesmo
Foi Santo Amaro o meu lugar melhor.

Conformado já estava de viver
E de perambular como um estranho
Em terras sem a cor do massapé,
E sem o gosto doce dos engenhos.

De repente me chega da mulher,
Desta que eu amo há quase sessenta anos,
A ideia de voltar ao meu rincão.

De tal forma fiquei eu tão contente,
Que me senti menino novamente
Com um brinquedo novo em minha mão.
1/10/2013


DEVER CUMPRIDO

Nenhuma sensação melhor existe,
Do que a certeza de um dever cumprido,
Ninguém deve sofrer, nem ficar triste,
Nem chorar por não ser correspondido.

Deve esquecer que fez. O amor consiste,
Em dar, não, receber. Já tenho lido,
Que quem não tem amor sempre desiste,
Pois sem amor, fazer, não faz sentido.

Querer julgar, não é de nossa conta,
Pertence a Deus somente essa missão,
Mesmo porque há sempre alguma conta

De bom valor em cada coração,
E só Deus vai saber quando está pronta,
Vamos ficar em paz, e em oração.


O ÚNICO
           
Nunca, jamais, em tempo algum, alguém,
Pôde ser comparado a Jesus Cristo,
Tem mais de dois mil anos que em Belém
Jesus nasceu – por reis Ele foi visto.

E nasceu num curral, como ninguém,
Pobre cresceu – ninguém duvida disto,
Dos trinta anos em diante é que Ele vem
Dar início ao seu plano já previsto.

Por três anos apenas, foi pregando,
Sem nunca escrever nada, só falando,
Insculpiu indelével e profundo.

Não há capaz – podem matar-me até –
Que derrube de mim a minha fé
De que Jesus é o salvador do mundo.
14/10/2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário






"Posso todas as coisas naquele que me fortalece"