domingo, 27 de agosto de 2017

SONETOS DE OCTOGENÁRIO

SONETOS DE UM OCTOGENÁRIO   Raymundo de Salles Brasil


COMO SE SENTE DEUS

Das santas mãos de Deus nasce uma flor,
Nascem rios e montes, nasce o prado,
Surge o gelado frio, surge o calor,
E nasce um belo dia ensolarado.

O mundo é lindo, é rico, é multicor,
E, generosamente, foi-nos dado,
Com cuidados extremos, muito amor,
E, incontestavelmente, planejado.

Se eu sinto pena desse mundo agora,
Eu que sou parte dele, e conivente,
Nesta degradação que grassa e aflora,

Como se sente Deus, lá do infinito,
Ou de qualquer lugar? Como se sente
Ao ver que o homem se tornou maldito?


A VOZ DO OLHAR

Dizem-nos mais os olhos do que a boca,
No silêncio profundo eles nos falam,
Sem gesto e sem palavra eles exalam
Toda dor que vai n’alma – muita ou pouca.

Os olhos dizem tudo, não se calam,
Límpida a voz do olhar não fica rouca,
Se a alma é mansa, é pura, é má, se é louca,
É pela voz do olhar que elas trescalam.

Eu quero ver você, fitar seus olhos,
Do fundo de su’alma, dos refolhos,
Só seu olhar vai dar a dimensão.

Não fale – que você pode mentir –
Deixe-me seu olhar, vai refletir,
Vou saber o que tem seu coração.
27/04/13


INSENSATEZ

Tantas e tantas vezes que eu medito
Sobre como se expande a iniquidade,
Como banal se torna o vil delito
E se desvaloriza a humanidade.

Perde a vergonha, o brio, a dignidade,
De dor se enche, acerba-lhe o conflito.
O homem vai perdendo a integridade.
Elevo o meu olhar, busco o infinito,

E percebo que Deus tudo já fez,
Para alertá-lo dessa insensatez
Até sacrificou seu Bom Jesus.

Sinto pena do homem que não crê,
Pecador insensato que não vê
Porque Deus foi pregado numa cruz.
17/05/13


COMO SE FOSSE UM SIMPLES PASSARINHO

Estou ficando velho, eu bem que sei,
Estou passando, vou chegar ao fim,
Eu até que não acho isso ruim,
Tudo passa na vida – é uma lei.

Preciso ter cuidados, já pensei,
Se não tiver cuidados, ai de mim!
Este corpo de barro que amassei,
Acaba, mas a alma não tem fim.

Pois dela vão ficar minhas lembranças,
Os meus passos aqui, minhas andanças,
Precisa ser tratada com carinho,

A qualquer hora vai buscar a luz,
Vai alçar voo, rumar para Jesus,
Como se fosse um simples passarinho.

19/05/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário






"Posso todas as coisas naquele que me fortalece"