terça-feira, 19 de outubro de 2010

REFLEXÃO

Mateus 7:3 E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho?



   Pensando na minha vida, nos meus erros, nas minhas falhas, no meu cotidiano, é que me veio a necessidade de uma reflexão. De uma reflexão mais profunda, de uma análise menos superficial, de uma crítica mais rigorosa, mais severa, das minhas próprias ações; Entretanto, sabendo que todos os homens são iguais, e é a bíblia que nos diz, claramente, que todos pecaram, e que o que faz a diferença é Jesus, ocorreu-me que esta reflexão, feita sobre mim, pudesse servir a Gregos e Troianos, isto é, a crentes e descrentes. Para todos nós, autor e leitores, neste momento: para uns uma espécie de alerta, para que tenhamos cuidados especiais com as nossas palavras, com os nossos gestos, com os nossos atos, para não ferirmos Jesus, sem o qual, nada podemos fazer; para outros, uma sugestão: que aceitem a Jesus, pois só Jesus é capaz de transformar a nossa vida, só Jesus é capaz de transformar o homem, só Jesus pode dar capacidade ao homem de amar, de perdoar, de mudar; só Jesus pode nos dar a vida em abundância e mais ainda, eterna. Jesus é a única esperança.

   Vamos falar, portanto, um pouco de nós mesmos; de nosso cotidiano, de nossa vida: que coisas nós fazemos, como as fazemos, que cuidados tomamos para não magoar o nosso Deus, esse Deus maravilhoso que nós professamos para não envergonhar Jesus que caminha conosco, para não entristecer o Espírito Santo que habita dentro de nosso coração.

   Todos nós nos preocupamos, se bem pensarmos, se bem refletirmos, com a vida de nosso próximo, não como nos ensina a Palavra: amando-o como a nós mesmos, (Mar. 12:31) mas, sim, olhando-lhe os defeitos, esquecendo-lhe as virtudes, descobrindo-lhe os erros e ignorando-lhe os acertos, constatando-lhe os desvios, sem incentivar-lhe o esforço para caminhar na trilha certa, enxergando-lhe as falhas, mas cegos ao que ele faz com perfeição, apontando-lhe as fraquezas, mas alheio ao seu potencial, pondo, e não raramente, lupa para enxergar-lhe um simples cisco nos olhos e o que é pior, às vezes nos regozijamos por isso. E eu me pergunto agora e lanço estas mesmas perguntas a tantos quantos me leem neste momento: Será que é porque nós nos achamos perfeitos? A bíblia nos diz que todos pecaram (Rom. 3:23); ou porque, assim, estaremos tentando esconder os nossos próprios erros, as nossas próprias falhas, as nossas próprias fraquezas e a trave que está plantada dentro de nossos próprios olhos?

   Será que nós amamos verdadeiramente o nosso semelhante, a quem vemos, ou será uma simples fantasia? Será que nós amamos verdadeiramente o nosso Deus a quem não vemos, ou será uma simples hipocrisia?

   Será que quando nos levantamos ao amanhecer agradecemos a Deus pela bela noite que tivemos e o sono reparador que ela nos deu? A beleza e a riqueza dos primeiros raios de sol com que ela nos entrega o dia? Será que ao levantarmo-nos saudamos alegremente com um bom dia e um eu lhe amo em nome de Jesus, os nossos familiares e serviçais? Será que chegada a noite, depois do nosso dia de luta, de trabalho, de nossa faina diária, na hora de dormir, cansados já, lembramo-nos de fazer um rigoroso retrospecto de nosso dia? Onde erramos, onde falhamos? Aquele gesto indelicado que fizemos, aquela palavra dura que dissemos, aquela frase ferina, aquele dito injusto. Será que estamos dispostos a pedir perdão? Será que os nossos passos por onde quer que tenham caminhado, caminharam com dignidade e respeito, com decência e pudor? Será que pudemos levar Jesus, por onde quer que tenhamos caminhado? Será que tivemos um sorriso alegre e sincero para as pessoas que nos cercam: em casa, no trabalho, na escola, nas ruas? Será que viramos as costas aos que necessitaram de ajuda? Será que os nossos olhos não olharam alguma vez com cobiça ou inveja? Será que não dissemos alguma palavra maledicente, torpe, vil, imoral? Será que, de joelhos, pedimos perdão a Deus e até choramos?

Um comentário:

  1. Segundo as Escrituras, o ser humano é abominável e corrupto (Jó 15:14-16), mas o olhar misericordioso de DEUS é direcionado e atraído para aqueles que reconhecem tal condição e que se rendem diante daquele que tudo criou. "Isa 66:2 A minha mão fez todas essas coisas, e assim todas elas vieram a existir, diz o Senhor; mas eis para quem olharei: para o humilde e contrito de espírito, que treme da minha palavra. "
    Que Cristo viva em nós! (Gal.2:20)
    Marcos Brasil

    ResponderExcluir






"Posso todas as coisas naquele que me fortalece"