quinta-feira, 7 de outubro de 2010

MINHA MISSÃO

   Eu tenho cinco filhos: Rosa, Tito, Mundinho, Marcos, a quem a mãe chama de Buti e eu chamo de Marcão, e Paulinho, nosso caçula, a quem eu chamo de Palegão e a mãe de Linho. Os criei com todo zelo, naturalmente que meu zelo não é igual ao zelo de A, B ou C, cada um tem a sua forma peculiar de zelar, mas com certeza dei tudo de mim e o fiz com a maior alegria, primeiro porque neles estavam as minhas esperanças, os meus sonhos, de fazer deles o que eu não pude ou não soube fazer de mim mesmo e, também, porque esta é a minha forma de zelar e cuidar de filhos, e com muito amor, porque sem amor eu nada teria feito como não fazem os que não têm amor, o amor é que nos dá as virtudes da renúncia e do sacrifício. Zelando e amando cometi erros, mas zelando e amando. Pelos erros peço perdão, a esta altura acho que já fui perdoado, pelos acertos dou graças a Deus. E quantos acertos!

   Quis Deus que eu, já no outono da vida, criasse Mariana, minha neta, filha de minha filha.

   Mas Deus renovou as minhas forças, redobrou a minha capacidade de renúncia e de sacrifico e eu comecei tudo de novo. Dez anos já se passaram, Mariana já está uma moça, bonita e inteligente, atributos que não foram dados por mim, naturalmente, foram dados por Deus, mas com muita dedicação e zelo, tenho acompanhado a vida de Mariana, a vida escolar, a vida moral e a vida espiritual, passo a passo, minuto a minuto e só os pais responsáveis sabem o que significa essa tarefa ingente, mas nem os pais responsáveis sabem o que significa isso para um avô, que já tem as suas forças começando a combalir. Não sei se estou sendo bom pai nessa segunda etapa, estou com mais tempo para me dedicar do que tive para os meus filhos, porque estou aposentado, mas avô não serve para pai, só serve para avô, avô não tem de reclamar, de castigar, de acompanhar, de vigiar, avô tem de agradar, de acariciar, de achar graça, de curtir os netos, as tarefas desagradáveis e chatas são tarefas dos pais, não dos avôs, até porque a chatice do pai é mais aceita do que a chatice do avô metido a pai. Contudo careceu que eu fosse pai quando devera ser avô, Deus me deu essa missão, e com a Sua força espero poder levá-la a cabo, falta pouco para que eu possa voltar a ser somente avô. Deus é bom, hoje, amanhã e sempre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário






"Posso todas as coisas naquele que me fortalece"