segunda-feira, 28 de agosto de 2017

DO LIVRO UMA PITADA DE VERSOS

O VERSO QUE EU QUERIA

Meu verso é meu parceiro, me acompanha,
Não me deixa sozinho um só instante,
A nossa afinidade é tão tamanha,
Que eu já me considero seu amante.

Por faltar-me o talento ele não ganha
O trato que me dá. Mesmo que eu cante,
Nunca meu canto lhe penetra a entranha
Como me faz seu cálido acalante.

Mas convivemos bem, ele é fiel,
É meigo e doce e tem sabor de mel.
Tem tudo pra dar certo, todavia,

Nós só não somos um casal perfeito,
Porque não pude, pelo meu defeito,
Fazer dele o bom verso que eu queria.
26/06/16
                                                                                                                                              


SERENATA

Lembrando fico, às vezes, do passado,
De coisas que se não cogitam mais,
De coisas boas, que esse tempo, alado,
Levou pra longe e nem deixou sinais.

Isso é saudade? – Sim, não é pecado,
São lembranças que saltam dos anais
De minha história, quando fui moldado,
Lembranças de meu tempo de rapaz.

Ouviam-se cantar canções nas praças,
Violões choravam de paixão nas ruas,
E moças suspiravam nas vidraças.

E a lua muito linda, cor de prata,
Molhava de sereno as cordas nuas
De um violão choroso em serenata.
Pitanga, 19/02/2015

                                                                                                                                       
   SONHO CONTEMPLATIVO
                              
Nem sempre as coisas são como queremos,
Nosso querer nem sempre é satisfeito,
Voando em nosso sonho às vezes vemos,
De asa quebrada, ele cair desfeito.

Perguntamos, por quê? A que devemos
Essa queda tamanha e desse jeito?
Queremos compreender e não podemos,
Se até fizemos tudo tão perfeito.

Sonho grande demais é sempre assim,
Feito que foi para não ser colhido,
E, sim, para ficar só no jardim.

Se você não quiser ficar tristonho,
Deixe-o ali, onde ele foi nascido,
Baste-lhe, apenas, contemplar seu sonho.
Pitanga, 26/02/2015
                                                                              

Se eu prestar bem atenção,
Nas palavras de Jesus,
Vou saber que houve razão,
A sua morte na cruz.

E que o homem foi culpado
Pela crucificação;
E Jesus crucificado,
Mesmo assim lhe dá perdão.

Deus na sua onisciência,
Viu que o homem, por si só,
Não teria competência

Pra sair daquele nó,
Que lhe levara à falência,
A virar de novo pó.
                                                                           


Merece dó, você que não tem fé,
E que não tem certeza de um Deus vivo,
Pois crer em Deus, é ser dEle cativo,
É ter a glória – sem ter nada até.

Apoie-se na Trindade. Esse tripé
Criou, transforma, e faz-lhe redivivo,
Faz-lhe mais manso e menos possessivo,
E um ser melhor, muito melhor do que é.

Não creio que haja alguém que se complete,
Nem possa completar o seu irmão,
É um erro crasso que o ateu comete.

Somente Deus preenche esse vazio,
Essa lacuna que há no coração,
Somente Deus, Ele somente viu.
30/06/2015                                                          


O QUE IMPORTA É A FÉ

                    
Um parafuso a mais, um parafuso a menos,
Na cachola da gente não faz mal, suponho,
Depois de tanta droga e de tantos venenos,
Pensar que alguém os tem na conta certa é sonho.

Mister se faz portanto, colocar-lhe drenos,
No amor toda esperança eu deposito, ponho,
Somente o amor de Deus pode deixar-nos plenos,
Se abasteça de Deus, se encha de Deus, proponho.

Sorria o que puder, lubrifique a engrenagem,
Busque seu sonho bom, mesmo sendo miragem.
Você vai ser feliz, que nunca o toque até.

Vai ter a sensação de ser quase perfeito,
Você vai se sentir restaurado, refeito,
Que importa o parafuso? O que lhe importa é a fé.
Pitanga, 19/09/2015                                                                                          
                                                                                                 126

O VERSO QUE EU QUERIA
                 
Meu verso é meu parceiro, me acompanha,
Não me deixa sozinho um só instante,
A nossa afinidade é tão tamanha,
Que eu já me considero seu amante.

Por faltar-me o talento ele não ganha
O trato que me dá. Mesmo que eu cante,
Nunca meu canto lhe penetra a entranha
Como me faz seu cálido acalante.

Mas convivemos bem, ele é fiel,
É meigo e doce e tem sabor de mel.
Tem tudo pra dar certo, todavia,

Nós só não somos um casal perfeito,
Porque não pude, pelo meu defeito,
Fazer dele o bom verso que eu queria.
                                                                           

                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário






"Posso todas as coisas naquele que me fortalece"